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Compras Públicas em Tibagi

A Prefeitura de Tibagi, através da Sala do Empreendedor, promoveu, nesta terça-feira (09), os dois primeiros módulos do curso "Planejamento de Compras Públicas", ofertado para funcionários de todas as secretarias e departamentos da Prefeitura. A capacitação é fruto de uma parceria com o SEBRAE. O curso se deve a atualização da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada pelo prefeito Rildo Leonardi no início de outubro.

A Prefeitura de Tibagi, através da Sala do Empreendedor, promoveu, nesta terça-feira (09), os dois primeiros módulos do curso "Planejamento de Compras Públicas", ofertado para funcionários de todas as secretarias e departamentos da Prefeitura. A capacitação é fruto de uma parceria com o SEBRAE. O curso se deve a atualização da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada pelo prefeito Rildo Leonardi no início de outubro. A Lei n° 2.710, de 3 de outubro de 2018, diz que nas contratações públicas da administração do município de Tibagi será concedido tratamento diferenciado e simplificado para as micro e pequenas empresas locais e regionais, até o limite de 10% do melhor preço válido. Rildo destaca que a capacitação é uma forma da equipe conhecer a lei e prestar um serviço de qualidade para a população. "As leis estão evoluindo e se atualizando e nossa equipe deve caminhar junto. Com um bom preparo, nossa equipe fica afinada para melhor atender a população", frisou o prefeito. A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, falou sobre a importância em oferecer capacitação para o funcionalismo. "Deveria ser constante esses momentos de capacitação dentro da administração pública, porque todo processo inovador deve ser atendido pela administração. O funcionário tem que estar capacitado, tem que ser conhecedor das maneiras, dos procedimentos, das realizações de compras, de dispensas isso é bastante eficaz para economia nos recursos públicos", falou. O curso foi proferido pela consultora credenciada do SEBRAE, Tonia Mansani. Ela explica que nesses primeiros módulos foi realizado um trabalho de revisão, para que no terceiro, sejam aplicadas. "No primeiro momento, estamos fazendo um resgate da legislação e fazendo como o município está operacionando a legislação em si. Vamos entrar, propriamente dito, na ferramenta de planejamento, entendendo quais são os gargalos que o município encontra no processo, as dificuldades, para que, no terceiro encontro, a gente faça essa construção da política pública de desenvolvimento no município. Como que vamos operacionar tudo que a gente viu aqui, no âmbito prático. Ou seja, a partir de hoje, qual é nosso olhar pra compra enquanto uma ferramenta de desenvolvimento pro município de Tibagi", salientou. A coordenadora da Sala do Empreendedor, Amelia Antunes, frisa que a capacitação com os funcionários foi realizada antes da capacitação com os empresários, que ocorrerá em breve."A partir da criação desta nova lei, vimos a necessidade dessa demanda, da organização das compras públicas para alavancar o desenvolvimento do município, não só do município, como da região. Nossos funcionários têm que estar capacitados para atender a demanda que vai chegar quando a gente começar a fazer a capacitação dos comerciantes", disse. Para a funcionária do setor de compras da Prefeitura, Jessica Laiz Prado Teixeira, a capacitação é uma oportunidade. "É uma ótima maneira para aprimorar o conhecimento e trazer boas experiências para o serviço público", afirmou. Juliana Alberti, funcionária do setor de contratos, aprovou o curso. "A ideia é que os setores trabalhem em conjunto para o melhor desenvolvimento do município. A questão de economia de compras, planejamento de compras, tudo para você conseguir fazer com que a administração consiga se planejar e fazer compras com mais eficiência e economia", destacou.