O Tribunal de Contas da União (TCU) está comprometido em melhorar constantemente a experiência dos usuários em seus sistemas. Recentemente, duas novas funcionalidades foram adicionadas à pesquisa integrada, solução que provê pesquisa textual integrada e específica em diversas bases de dados do Tribunal.
As novidades foram pensadas para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e organizada aos usuários.
Tags personalizadas nos documentos favoritos
Antes dessa atualização, os documentos marcados como favoritos eram automaticamente classificados pelo sistema de acordo com seu tema (acórdão, ato normativo, súmula, jurisprudência selecionada etc.). Agora, além dessa classificação automática, os usuários têm a liberdade de adicionar tags personalizadas aos seus documentos favoritos. Isso significa que você pode atribuir uma tag específica a uma norma ou um acórdão, tornando a organização e localização deles ainda mais flexível e pessoal.
Com essa novidade, as tags que você adiciona são exibidas no menu de filtros de pesquisa dos documentos favoritos, sendo possível selecionar apenas as tags relevantes para você em determinado momento. Seus documentos favoritos podem então ser explorados e gerenciados de forma muito mais intuitiva e eficaz, no endereço https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/documentosfavoritos. O objetivo é facilitar a localização da informação desejada em meio a uma vasta quantidade de documentos.
Mais praticidade: anotações diretamente nos documentos
Além disso, outra funcionalidade foi adicionada: agora você pode criar anotações diretamente em seus documentos favoritos. Isso possibilita o registro de observações, insights ou pontos importantes de maneira rápida e prática. Tanto as tags como as anotações de documento são visíveis apenas para a própria pessoa que as registrou. Tais funcionalidades estão disponíveis para qualquer usuário, interno ou externo, que tenha feito login na Pesquisa Integrada.
Outras Novidades
Além das funcionalidades relacionadas aos documentos favoritos, também foram feitos avanços significativos na consolidação das normas do TCU. Todas as normas estão disponíveis em uma única pesquisa, facilitando o acesso e a consulta. Adicionalmente, as atas de sessões antigas, datadas desde 1960, foram incorporadas à base de pesquisa.
O TCU disponibilizou, ainda, sua Jurisprudência para download: https://sites.tcu.gov.br/jurisprudencia/. Formada pelas cinco bases de dados existentes na pesquisa (acórdãos, jurisprudência selecionada, publicações, súmulas e resposta a consultas), a ideia é facilitar ainda mais o acesso às informações para a sociedade, seguindo o paradigma de dados abertos.
“Essas melhorias refletem nosso compromisso contínuo em oferecer soluções tecnológicas que atendam às necessidades dos nossos usuários”, ressalta o Secretário da Setid, Rainério Leite, destacando a importância de uma abordagem centrada no usuário e em sua rotina de trabalho para o desenvolvimento dessas funcionalidades.
Visão de Futuro
A pesquisa integrada do TCU continua em constante aprimoramento. Em breve, serão implementadas melhorias na relevância dos resultados de pesquisa, integração com o ChatTCU para respostas em tempo real e uma nova funcionalidade de pesquisa de preços em aquisições públicas.
Para obter mais detalhes, os usuários podem encontrar informações adicionais no menu da 'Ajuda', clicando no primeiro ícone do canto direito da barra superior da pesquisa integrada.
SERVIÇO
Secom – MM/pc
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br