Notícias do Portal
Municipal
Auditorias do TCE-PR conferem serviços de assistência social em Fênix e Janiópolis
Fênix e Janiópolis, dois municípios da Região Central do Paraná, receberam, na semana passada, servidores do Tribunal de Contas que executam auditorias na área da Assistência Social. Esse trabalho integra o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
O objetivo é avaliar os serviços de proteção básica de assistência social prestados pelos dois municípios a seus moradores em situação de vulnerabilidade. A auditoria possui caráter operacional, o que significa que, caso sejam detectados problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações.
Na auditoria, os servidores do TCE-PR avaliam a gestão dos municípios auditados quanto ao monitoramento de pessoas em condições de vulnerabilidade social. A fiscalização serve ainda para verificar o planejamento e a intersetorialidade das políticas públicas de assistência social, a estruturação da vigilância socioassistencial, a adequação da estrutura física e das equipes de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os serviços ofertados pela Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e pela Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos, além da gestão municipal referente ao Cadastro Único.
Equipe
As fiscalizações em Fênix e Janiópolis foram coordenadas pela auditora de controle externo Nayara do Amaral Carpes, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do Tribunal, gerente do PAF Assistência Social; com a participação dos servidores Bruno Wagner Penteado (também da CAUD), e Naomi Alexandra de Souza Noguchi, da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF).
A atuação de equipes multidisciplinares faz parte do Programa AuditaTC, iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do Tribunal de Contas a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.
Benefícios
Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.
As auditorias também contribuem para que o Tribunal consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.
Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR
Contato
comprapr@pr.sebrae.com.br |
(42) 3228-2516 |