Notícias do Portal

Estadual

Conselheiro visita Penitenciária e avalia escâneres e alimentação de detentos

Na condição de Superintendente da 6ª Inspetoria de Controle Externo (6ª ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o conselheiro Fabio Camargo aproveitou o recesso desta sexta-feira (03) para fazer uma visita à Penitenciária de Piraquara.

Por volta das 7h da manhã, ele foi recebido na unidade penal com o objetivo de avaliar o funcionamento de escâneres para a entrada de visitantes à Penitenciária. Na mesma oportunidade, o conselheiro acompanhou como funciona a estrutura de distribuição das refeições aos detentos. Em outra oportunidade, o conselheiro pretende acompanhar com maior atenção como as refeições são servidas, os nutrientes etc.

Responsável pela área temática de Cidadania e Segurança Pública, a 6ª ICE vem atuando para orientar e acompanhar as ações deste setor e recomendou a adoção de equipamentos que tornem mais humanizada especialmente a revista íntima no acesso às unidades prisionais. Para o conselheiro é necessário avaliar contratações, entregas e utilização dos aparelhos de escâneres, de modo que garantam o direito de visita à população carcerária de forma segura e humanizada.

Na questão da alimentação à população carcerária, a diretriz é fiscalizar e avaliar o fornecimento e alimentação oferecida nas unidades prisionais, visando assegurar o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. A alimentação terá uma avaliação absolutamente mais rigorosa, iniciando-se inclusive pelas empresas fornecedoras, visando sempre orientar, humanizando e colaborando para a melhoria das unidades carcerárias.

Fabio Camargo estava acompanhado pelos técnicos André Fadel e Ricardo Labiak, da Inspetoria, e foi recebido pelo coronel Júlio César Vieira da Rosa, representando a SESP; pelo responsável pelo Controle Interno da Secretaria, Wagner Sheryton Rodrigues; pelo Diretor Administrativo do DEPEN, Edilson Sposito e pelo policial penal Emerson Rodrigues.

"Está realmente sendo uma parceria com o Estado, buscando atender as orientações para cumprir a Constituição satisfazendo as especificações, levando os direitos humanos de forma verdadeira e efetiva aos presídios paranaenses", destacou o conselheiro.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR