Notícias do Portal

Institucional

Atualizado, AVIA fornece resposta ainda mais completa e confiável ao fiscalizado

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná aprimorou a ferramenta AVIA - Atendimento Virtual por Inteligência Artificial, o que elevou a qualidade, a precisão e a consistência das respostas fornecidas a seus fiscalizados. A atualização combina a adoção do modelo GPT-4.1 (em substituição ao GPT-4.0 Mini) e a revisão do prompt do sistema, mecanismo que define o padrão das respostas dadas. Neste ano, até 2 de outubro, o assistente virtual do TCE-PR já registrou 16.240 atendimentos.

O novo AVIA já está disponível. A melhoria foi informada aos usuários por meio do Canal de Comunicação (CACO) - ferramenta eletrônica de diálogo institucional do TCE-PR com seus fiscalizados. As inovações foram implementadas pela Gerência de Inteligência Artificial da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) da Corte.

Segundo o auditor de controle externo Luiz Henrique Xavier, coordenador da CACS, com a atualização, o AVIA fornecerá respostas mais completas, claras e úteis, com melhor entendimento das perguntas feitas e a indicação de todas as fontes consultadas. "Quando não houver material disponível sobre o tema pesquisado, a ferramenta informará isso com mais transparência", adianta Xavier.

 

Precisão e rastreabilidade

A precisão é justamente um dos principais avanços do novo AVIA. Com a adoção do modelo GPT-4.1, o assistente virtual passou a compreender melhor as perguntas e seu contexto, mesmo em situações mais complexas. Um novo prompt do sistema (conjunto de instruções dadas ao programa de IA) foi implementado, permitindo busca exaustiva, rastreabilidade, exatidão e orientação prática das respostas, entregando ao usuário indicações mais completas e detalhadas.

"Além disso, o novo modelo ajuda o AVIA a identificar com mais precisão os documentos relevantes e a apresentar os resultados de forma organizada e fácil de entender", explica o auditor de controle externo Alessandro Lisboa Solyom, gerente de Inteligência Artificial da DTI.

A base de dados de onde o AVIA extrai suas respostas já conta com mais de 2.150 artigos de conhecimento - entre decisões do TCE-PR, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais - e 640 documentos, incluindo manuais, legislação, cartilhas, guias e modelos licitatórios.

Outra inovação é um levantamento de informações exaustivo e com rastreabilidade. "O AVIA pesquisa toda sua base de dados, segue citações em cadeia, deduplica e consolida as informações por hierarquia, relevância e recência", explica Xavier.

Com a nova versão implantada, a ferramenta oferece respostas de qualidade mesmo a partir de perguntas simples. O usuário não precisa dominar técnicas de engenharia de prompt para "conversar" com a ferramenta. Basta descrever a dúvida com clareza para receber orientações úteis e confiáveis.

 

Orientações ao usuário

O AVIA segue o modelo de linguagem simples para fornecer as respostas, em português claro e objetivo, sem jargões desnecessários. Para obter a melhor resposta, o usuário deve descrever sua dúvida ou situação concreta e solicitar a listagem de decisões e normas sobre o assunto. Com isso, a ferramenta organizará os resultados por fonte, destacando os itens mais relevantes. Quando o tema exigir complemento por norma local - municipal ou estadual -, o AVIA alertará sobre essa necessidade.

Outra recomendação aos usuários é validar sempre a resposta nos documentos de referência listados. "Mesmo com as atualizações e melhorias, as respostas devem sempre ser revisadas nos documentos de referência listados. O AVIA orienta e auxilia, mas a decisão deve se apoiar na análise técnica e jurídica realizada pelos órgãos municipais", alerta Xavier. "O conteúdo gerado deve ser considerado como apoio técnico, não substituindo parecer jurídico formal", completa o coordenador da CACS.

Em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/2018), o AVIA não acessa processos sigilosos em trâmite no TCE-PR e nem bancos de dados externos. Também em respeito à LGPD, as perguntas feitas ao assistente virtual não devem conter dados pessoas sensíveis desnecessários.

 

Manual

Utilizando a tecnologia do ChatGPT, o AVIA é um sistema de inteligência artificial generativa lançado pelo TCE-PR em setembro do ano passado, que elabora as respostas extraindo informações de uma base de conhecimento formada por várias categorias de documentos. A equipe de desenvolvimento já prevê sua atualização para o modelo GPT-5, no compromisso com a evolução contínua da ferramenta e a adoção das melhores tecnologias disponíveis.

Atualmente disponível apenas aos gestores e servidores municipais cadastrados no CACO e aos servidores do TCE-PR - que a utilizam como apoio técnico na consulta de normas, decisões e documentos oficiais - em breve a ferramenta será aberta a todos os servidores públicos do Paraná.

O acesso ao AVIA é feito por meio de ícone disponível na página inicial do portal do TCE-PR na internet. Para auxiliar os usuários, foi elaborado um guia, com o passo a passo para formular as questões.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR